Como corrigir questões analíticas (dissertativas)

Modificado em Mon, 05 Feb 2024 na (o) 02:47 PM

A prova online permite utilizar todos os tipos de questão disponíveis, incluindo questões analíticas.


As questões objetivas (com alternativas), possuem correção automática. Porém, quando a prova possui uma ou mais questões analíticas (dissertativas) ou do tipo texto/tema de redação, é necessário fazer a correção manual, avaliando a resposta de cada participante.



Acesso à página de Resultados


1 - No menu superior, clique em Meus Exames para localizar suas provas. Na página que aparece, posicione o mouse na prova que deseja modificar e clique em Abrir Resultados, conforme mostra a imagem a seguir. Esse acesso também está disponível pelo Dashboard, na lista de provas recentes.




2 - Abrirá a página de Resultados, mostrando o gráfico de aproveitamento, lista de participantes e outros recursos referentes à prova atual.


Página inicial - Visualização do gráfico



Usando como referência a imagem acima (clique na imagem para ampliá-la), confira a seguir os principais elementos na visualização de gráfico. 


Iniciando pela coluna à esquerda, de cima para baixo, temos:

  • o menu contendo as aplicações da prova atual, campo para localizar um ou mais participantes pelo respectivo nome, filtro por status (aprovados, reprovados e pendentes de correção), botão de acesso ao gráfico e lista dos participantes (clique no nome do participante para visualizar a respectiva prova).

 

Na área do gráfico, de cima para baixo, temos:

  • botão Configurar, que permite definir o percentual de aprovação (consulte mais detalhes em Como definir um percentual de aprovação) e, logo abaixo, a barra horizontal com dados quantitativos, como número de aprovados (de acordo com o percentual de aprovação), participantes, média e mediana.
  • Na área central você encontra o gráfico de barras com o índice de aproveitamento por intervalos percentuais. Logo abaixo, temos um gráfico de barras horizontal com o aproveitamento por questão. 


Observe que, no gráfico de aproveitamento por questão, o ID da questão é um link que mostra o seu conteúdo. Isso é importante porque, caso a prova tenha sido aplicada com a opção anticola ativada, a sequência de questões será diferente para cada participante. Ou seja, a questão 1 do participante A será diferente da questão 1 do participante B. Por isso, o índice de aproveitamento refere-se ao identificador da questão.



No canto inferior direito, temos dois botões:

  • Enviar comentários: permite enviar todos os comentários pendentes até o momento (se houver), para todos os participantes. As questões analíticas permitem ao professor comentar a resposta do aluno. 

  • Exportar para Excel (xlsx): permite exportar os dados da prova atual para o formato xlsx. Os dados exportados contém o resultado de cada aluno e o resultado consolidado.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo