Conceitos Básicos

Modificado em Thu, 19 Jan 2023 na (o) 02:20 PM

Termos que você deve conhecer antes de iniciar:


Exame: termo utilizado para fazer referência a avaliações de modo geral.


Rascunho: documento aberto que permite incluir, alterar e excluir questões próprias, gerar questões adaptadas e adicionar questões públicas quantas vezes precisar. Utilize rascunhos para planejar suas provas, sem pressa. Gere a prova somente quando tudo estiver pronto!


Prova: no contexto da Exametric, trata-se de um documento final que não permite mais alterações. Uma prova pode ser aplicada nos formatos impresso (PDF) ou digital (online). A contabilização do consumo de questões ocorre no exato momento em que a prova é gerada.


Aplicação: a prova pode ser aplicada nos formatos:


  • Online: possui um link de acesso e é realizada no formato digital. Pode ser pública (qualquer pessoa com acesso ao link poderá abri-la) ou privada (apenas usuários da(s) turma(s) vinculada(s) poderá(ão) acessá-la).

  • Presencial: é gerado um arquivo no formato PDF para impressão. O autor (assinante) faz o download em seu dispositivo e utiliza o arquivo para imprimir as cópias. É possível criar versões diferentes da mesma prova, reordenando alternativas e/ou questões.


Turma: uma turma é uma forma eficiente de agrupar e organizar alunos/participantes. Para cada turma, é possível cadastrar usuários individualmente ou em lote. 

A turma é útil para restringir o acesso em provas online. Defina o acesso da prova como restrito e vincule uma ou mais turmas a essa prova. Apenas usuários da(s) turma(s) autorizada(s) poderá(ão) acessá-la. 


Aluno: o mesmo que participante ou estudante. Trata-se do usuário previamente cadastrado em uma turma, ou então que inicia uma prova online pública. Neste último caso, qualquer usuário com acesso ao link poderá se cadastrar e será identificado como aluno. Porém, esse registro ficará disponível apenas na página de resultados.


Usuários vinculados a turmas, assim como usuários que acessam provas públicas, serão devidamente contabilizados na franquia contratada.  


Acervo: o mesmo que Banco de Questões.


Banco de Questões: refere-se às questões disponíveis na conta do assinante. Podem ser:


  • Questões Públicas: são questões de domínio público (ENEM, Fuvest, Unicamp, ENADE e outras), previamente cadastradas pela Exametric e acessíveis por todos os assinantes. Passam pela curadoria da equipe pedagógica, são devidamente classificadas, possuem nível de dificuldade, gabarito e resolução (quando disponível na prova oficial). Consulte O que são Questões Públicas para saber mais.

  • Questões Próprias: são as questões cadastradas pelo assinante. Possuem acesso privado e ficam acessíveis apenas pelo autor da questão (assinante). A qualidade do cadastro, assim como uma eventual violação de direitos autorais, são de inteira responsabilidade do autor.

 Consulte Definindo a área de Interesse para entender melhor como qualificar seu acervo. 


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo