Como iniciar uma prova pelo rascunho?

Modificado em Thu, 27 Apr 2023 na (o) 10:42 AM

O rascunho é ideal para planejar avaliações e/ou cadastrar questões novas. Inicie pelo rascunho se você deseja criar uma prova que ainda não está bem definida ou que irá requerer o cadastro de questões inéditas ou adaptadas. 


Há dois caminhos possíveis para criar um rascunho:

  • A partir do Dashboard  - ideal para criar um rascunho em branco.
  • A partir do Banco de questões - ideal para iniciar o rascunho com uma ou mais questões de seu Acervo.


Criando um rascunho a partir do Dashboard

  1. No Dashboard (tela inicial), clique no botão Criar Prova.
  2. No modal que aparece, selecione Novo Rascunho e clique em Continuar.

  3. Serão solicitados o nome do documento e o tipo da primeira questão (exemplo: Questão de Múltipla Escolha). Você poderá alterar essas informações mais tarde. 

    Defina esses valores e clique em Criar agora. 



Crie um novo rascunho a partir do Banco de Questões

  1. Clique em Meu Acervo - Banco de Questões, no menu superior.

     
  2. Aplique um ou mais filtros e selecione algumas questões. Em seguida, clique no botão Criar, no canto superior direito (ver imagem a seguir).


  3. Abrirá o modal Novo Exame. Defina um título, selecione a opção Salvar como rascunho e clique em Confirmar.


Página do rascunho

  1. Após criar o rascunho você será direcionado para a respectiva página, conforme mostra a figura a seguir.



    Prosseguindo, vamos iniciar o cadastro e inclusão de questões.


Criando uma nova questão

  1. Na página do rascunho, clique no botão Criar Questão.
  2.  O formulário da nova questão será aberto para edição. Explore os campos e recursos disponíveis.


    Principais campos do formulário de cadastro:
    • Identificador da questão atualO ID refere-se ao número único da questão na plataforma Exametric. E o número que aparece após a palavra "Questão" refere-se ao número sequencial da questão no rascunho.



    • Botões de Ação: área que mostra botões específicos antes e durante a edição (Editar, Cancelar, Finalizar, Excluir).



    • Adicionar Texto de Introdução: somente utilize este recurso quando houver duas ou mais questões sequenciais e que fazem referência a um mesmo texto de introdução.


      Ao cadastrar o texto na primeira questão, a próxima trará a opção para utilizar o mesmo texto da questão anterior (veja abaixo como aparece na próxima questão).


      Para desvincular um texto, edite a questão e clique no link Excluir vínculo:



    • Exame/ano (opcional): caso você esteja cadastrando uma questão referente a um determinado exame (banca), utilize esses campos para informar o nome e ano do exame. Se o ano não for informado, o sistema irá salvar o ano atual.


      O ícone de três pontos que aparece à direita do campo Ano, permite fixar esses valores para as próximas questões. Veja abaixo:



    • Tags de Classificação: inclua neste campo tags para classificar os assuntos da questão. As tags são úteis para facilitar sua localização no banco de questões, e também para identificar  assuntos com maior ou menor aproveitamento ao aplicar provas online. É altamente recomendável incluir tags em suas questões.



    • Enunciado e Alternativas: posicione o cursor no respectivo campo e digite o texto. Ao selecionar parte do texto, um menu de contexto ficará visível. Você poderá formatar fonte e parágrafo, incluir imagens, tabelas, símbolos, vídeos e outros elementos.



    • Gabarito: clique no círculo referente à letra da alternativa para marcar o gabarito da questão. O tipo da questão determina se há alternativas e, caso exista, se o gabarito é composto por uma única resposta (múltipla escolha) ou mais de uma (verdadeiro/falso, somatória, múltiplas respostas).


      Após finalizar a edição, você verá um menu que indica o tipo atual. Utilize esse menu caso queira modificar o tipo da questão.



      Ao editar a questão, caso queira incluir/excluir alternativas utilize os botões que aparecem abaixo e à esquerda da última alternativa.



    • Resolução/Resposta esperada: você poderá cadastrar uma resposta única para a questão ou, se preferir, poderá incluir uma resposta/explicação para cada alternativa.

      Neste último caso, ative a opção "Incluir resposta por alternativa". Para incluir o texto, posicione o cursor no respectivo campo e digite.

      Consulte também "Como resolver questões com o uso de IA".


  3. Agora, edite/preencha os campos da questão atual e clique em Finalizar.

    IMPORTANTE: Todos os campos possuem salvamento automático, executado a cada minuto. Os dados também são salvos ao finalizar a edição.


  4. Repita os passos anteriores para cadastrar novas questões.


Incluindo uma questão pública

  1. Ainda na página do rascunho, clique em Incluir do Banco de Questões.

  2. Abrirá a página de seu Acervo. Um quadro contendo informações de seu rascunho indicará que ele está aberto no momento.
  3. Verifique se sua área de interesse está definida como Ensino Médio. Caso não esteja, clique no botão da área atual (no exemplo da imagem abaixo, a área atual é Concurso) e mude as opções para Ensino Médio conforme indicado a seguir. Queremos incluir questões públicas para utilizá-las neste tutorial.

    Abrirá o modal a seguir. Ative as opções marcadas na imagem:

     Para saber mais sobre os recursos desse modal, consulte o tópico Como definir sua Área de Interesse.

  4. Após fechar o modal, você verá a árvore com o(s) assunto(s) que você escolheu, disponíveis no painel da esquerda. 



  5. Explore os filtros e selecione uma ou mais questões. Observe que o botão Incluir Questões no quadro do rascunho mostra agora o total de itens selecionados (no exemplo da imagem, há duas questões). Clique neste botão para adicioná-las ao rascunho e retornar ao modo de edição.

    Você notará que as questões foram adicionadas ao final do documento. Não se preocupe com a ordem porque você poderá alterá-la após gerar a prova.


Criando uma questão adaptada

Questões públicas não permitem alterações. Por isso, crie uma cópia a partir de uma questão pública quando quiser alterá-la.


Como criar uma questão adaptada:


  1. Em uma das questões públicas adicionadas ao seu rascunho, clique no botão Criar cópia editável. Ao final, observe que a questão agora possui um botão Editar e uma flag "Adaptada" à esquerda.


  2. A partir desse ponto, a edição funciona como as demais questões em seu acervo local. Faça uma ou mais alterações e finalize a edição. 

Verificando o tempo de leitura estimado

No topo à direita de sua tela, há um indicador referente ao total de questões do rascunho. E, abaixo, aparece um mostrador de tempo. Essa informação representa o tempo de leitura estimado da prova, considerando o texto das questões incluídas. 

Vale reforçar que esse tempo não considera interpretação de texto. Ainda assim, é muito útil para balizar o tempo disponível que o aluno terá para concluir a prova.



Gerando a prova

Após cadastrar novas questões com seus respectivos atributos (tags, nível de dificuldade, gabarito e resolução) e/ou adicionar questões prontas, chegou o momento de revisar e gerar a prova.


Os botões de ação disponíveis para o rascunho encontram-se no canto superior direito da tela. Você poderá exclui-lo (neste caso, as questões ainda não publicadas também serão excluídas) ou gerar uma prova a partir do rascunho atual. 


IMPORTANTE:

Antes de gerar a prova, confira se todas as questões novas que você cadastrou estão com os campos preenchidos (apenas o campo Resolução é opcional e pode ficar vazio). 


Questões com alternativas (múltipla escolha, múltiplas respostas, somatória, verdadeiro/falso) devem ter, obrigatoriamente, o gabarito definido (letra(s) indicando a alternativa(s) correta(s)).


Questões vazias ou incompletas não serão publicadas. O sistema mostrará um aviso ao clicar em Gerar Prova, caso uma ou mais questões não passe nessa validação. Essa é uma maneira de garantir questões de boa qualidade em seu acervo.


Tudo pronto? Gere a prova.

  1. Para converter o rascunho em prova, clique no botão Gerar Prova no canto superior direito da telaVocê será redirecionado(a) para a página da prova concluída.

  2. Prova finalizada! Agora defina como deseja aplicá-la: presencial (prova impressa) ou online.

Para refletir:

Ao planejar suas provas com a Exametric, você ganha muito tempo. Crie avaliações qualificadas e alcance rapidamente resultados que permitam identificar os pontos de atenção. Tome decisões mais assertivas sobre o processo de ensino-aprendizagem e melhore a performance de seus alunos.


Lembre-se de que uma prova mal preparada pode ter um resultado duplamente negativo:

Desmotiva tanto o aluno que não se sente desafiado quanto o aluno que não se sente capaz.



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo