Como criar questões inéditas com o uso de IA

Modificado em Seg, 12 Fev na (o) 1:59 PM

A criação de questões inéditas com IA é um recurso poderoso que permite criar questões completas com o uso de Inteligência Artificial. É possível criar questões com enunciado, alternativas e resolução. Ou ainda, gerar apenas a resolução para questões já cadastradas.


A EXAMETRIC está totalmente integrada ao ChatGPT, da OpenAI. Essa integração oferece um alto ganho de produtividade e qualidade ao preparar seus exames ( provas, simulados, listas de exercícios). Os planos disponíveis que incluem esse recurso, possuem um limite mensal de palavras.


LIMITE DE RESPONSABILIDADE:

A EXAMETRIC apenas faz a integração entre a OpenAI e os recursos da plataforma, não sendo responsável pela assertividade do conteúdo criado pela IA.


IMPORTANTE:

"OpenAI explica que “o ChatGPT ocasionalmente gera textos e cálculos matemáticos imprecisos devido a limitações no seu treino ou à falta de compreensão do mundo real." Em resumo, o recurso com IA garante coerência no texto e não necessariamente respostas 100% corretas. Por isso, ao gerar questões inéditas na plataforma EXAMETRIC, recomendamos sempre que o usuário faça a revisão do conteúdo. Esse é um recurso facilitador que aumenta muito a produtividade, mas não está isento de curadoria.


Portanto, ao adquirir uma franquia de serviços com IA, o assinante deve estar ciente de que automaticamente aceita os termos da OpenAI (clique aqui para abrir o Termo de Uso da OpenAI). 


Como forma de compensação por eventuais textos imprecisos, a franquia de serviços para planos que incluem IA já contempla um excedente de palavras.



Criando uma questão inédita a partir do Dashboard

  1. No Dashboard (tela inicial), clique no botão Criar Questão com IA, na barra acima dos boxes de acesso rápido.


  2. Abrirá o modal com as opções para criar uma nova questão.

    Principais campos do modal:
    • Saldo disponível de palavras no mês vigente: o saldo de palavras é renovado a cada mês e refere-se ao número de palavras (tokens) disponíveis para consumo ao gerar questões com IA. Por exemplo, ao gerar uma nova questão informando um texto de referência (assunto desejado) com 200 palavras, tendo como resultado uma questão (enunciado + alternativas + resolução) com 400 palavras, o consumo total será de 600 palavras. 

      Ou seja, o consumo de palavras considera tanto o texto utilizado na solicitação quanto na resposta gerada. Internamente, o sistema contabiliza tokens que, na maioria dos casos, coincidem com o número de palavras. Por esse motivo, pode haver uma pequena variação entre o total de tokens e de palavras consumidas. Por esse motivo, a compensação por uma eventual diferença já está contemplada no limite estabelecido na franquia.

    • Campo para informar o texto de referência (assunto a partir do qual a questão será criada): refere-se ao campo onde você informa o assunto desejado, a partir o qual deseja gerar a nova questão. Se você está com dúvidas sobre como informar um assunto, abra o menu de exemplos e selecione um dos assuntos pré-definidos.
    • Opções da nova questão: campos para definir o tipo de questão e o nível de dificuldade desejado (fácil, média, difícil).

    • Visualizar Histórico das questões já criadas: permite consultar os assuntos já utilizados. Clique sobre o assunto (considerando que já exista um histórico) e reaproveite/descarte as questões criadas.

    • Botão para gerar a nova questão: Clique nesse botão para gerar uma questão inédita com o uso da Inteligência Artificial.
  3. Inicie utilizando um assunto disponível no menu de exemplos, mantenha o tipo de questão como Múltipla Escolha e dificuldade Fácil. Ao clicar em Criar Questão, você verá um resultado semelhante à imagem abaixo. Lembre-se de que a questão é inédita, por isso o texto gerado sempre será diferente:


    Observe que a questão foi gerada com enunciado, gabarito e resposta (resolução).  Ao final da questão, você notará dois botões: 
    • Salvar: serve para armazenar a questão, para que seja utilizada mais tarde em um rascunho. Use essa opção quando a questão possuir a qualidade esperada.

    • Descartar: exclui a questão gerada. Use essa opção se a questão estiver fora da qualidade esperada.

      IMPORTANTE: lembre-se de que a nova questão deve ser sempre revisada por você. Apesar de ser um recurso que economiza muito tempo e traz alta produtividade, é obrigatório uma curadoria. Podem ocorrer erros de semântica ou até mesmo resolução errada em alguns casos. 

      A Inteligência Artificial é um recurso facilitador, apenas. Por isso, não deve ser utilizada como substituta da pessoa que possui domínio sobre o assunto.

  4.  Nesse exemplo, clique em Salvar para gravar a questão. Você verá a mensagem mostrada na imagem a seguir (abaixo dos campos tipo de questão e Dificuldade), informando o total de questões salvas até o momento e uma explicação de como utilizá-la(s). As questões ficarão salvas até que você as descarte ou as adicione em um rascunho.

  5. Agora, clique no botão Histórico, no canto inferior esquerdo da janela. A coluna com as questões geradas até o momento será expandida.
    A imagem acima mostra o histórico contendo 4 questões, contemplando todos os status possíveis:
    • Sem status (primeiro registro de cima para baixo): ocorre quando você não salvou e nem descartou a questão.
    • Descartada: ocorre quando você descartou a questão. Neste caso, clicando nela, é possível recuperá-la.
    • Salva: ocorre quando a questão foi salva e está disponível para uso em um rascunho. Clicando nela, é possível desfazer esse status.
    • Salva e em uso: ocorre quando a questão salva já foi utilizada em um rascunho.

  6.  Explore o seu histórico para entender melhor cada um dos status mencionados.

Criando uma questão inédita a partir da página de rascunho

Além do acesso via dashboard, é possível também acionar o recurso de IA pela página do rascunho. Veja a seguir como fazer:

  1. Crie um rascunho novo ou abra um já existente.
  2. Você verá, logo no início da página, dois botões para criar questão com IA.


  3. Clique em um dos botões para abrir o modal com os recursos de IA.
  4. Em seguida, repita os passos já explicados anteriormente para gerar novas questões com IA.


Como utilizar as questões criadas com o uso de IA

As questões criadas com IA ficarão salvas até que sejam importadas para o rascunho de sua preferência. A importação irá incluir todas as questões no mesmo rascunho.

  1. Após criar uma ou mais questões inéditas com IA, inicie um rascunho novo ou abra um já existente.
  2. Você verá no início da página, ao lado da imagem do robô, uma mensagem indicando o número de questões salvas disponíveis para uso.

  3. Clique no botão "Adicionar ao rascunho" para incluí-las no rascunho atual. Caso o rascunho já tenha uma ou mais questões, as novas serão adicionadas acima da primeira questão. Não se preocupe em ordená-las agora. Você poderá fazer isso após gerar a prova. 

    Ao concluir a importação, observe o ícone do robô que aparece à esquerda do ID em cada uma das questões adicionadas. Essa é a indicação de que a questão foi gerada com IA (ver exemplo na imagem a seguir).

  4. Para finalizar, edite a questão caso queira fazer ajustes e melhorias no texto.


Outros recursos com o uso de IA

Além de ajudar você a criar questões inéditas, a Inteligência Artificial pode ajudar também a resolver questões já cadastradas. Consulte "Como resolver questões com o uso de IA" para saber mais.



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo