Onde defino minha Área Interesse?

Modificado em Thu, 09 Feb 2023 na (o) 10:39 AM

A área de interesse é solicitada no momento de seu cadastro, mas poderá ser alterada com facilidade a qualquer momento. Se você já se cadastrou, deve ter notado que o seu acervo reflete essa escolha.

As áreas disponíveis são:


  • Ensino Médio
  • Ensino Superior
  • Curso Livre
  • Curso Corporativo
  • Curso Técnico
  • Concurso
  • Outro

Cada área pode conter um ou mais assuntos. Por exemplo, os assuntos do Ensino Médio são Português, Inglês, Biologia, Química, História e outros mais.


Por que preciso definir uma área de interesse?

Essa informação é importante para melhorarmos sua experiência ao criar um acervo qualificado. Dependendo da área selecionada, você poderá fazer uso de questões prontas e revisadas pela equipe pedagógica da Exametric.

Todas as questões públicas possuem nível de dificuldade, classificação, gabarito e resolução oficial (quando divulgadas pelos respectivos exames nacionais).

Consulte O que são Questões Públicas? para saber mais.

Quando devo modificar a Área de Interesse?

Ao selecionar uma área de interesse, caso esta tenha questões públicas, você poderá definir quais assuntos deseja incluir em seu banco de questões. É importante destacar que essa mudança não afeta a visualização das questões próprias, que sempre estarão disponíveis, independentemente da área selecionada.


Mesmo que sua área não possua questões públicas, é recomendável explorar as áreas que as possuem (saiba mais em O que são Questões Públicas?). 


Não é incomum encontrar questões prontas que sirvam adequadamente às suas avaliações. É o caso de disciplinas em línguas (Inglês, Espanhol. Português e Francês) e Exatas (matemática e física, por exemplo). Lembre-se de que você poderá alternar entre sua área principal e outras quantas vezes desejar, sempre que quiser fazer uso de questões disponíveis em assuntos específicos. 


Qual a vantagem em ativar determinados assuntos?

Isso é muito útil no momento de localizar questões. Por exemplo, se você leciona línguas (Inglês e Português), basta marcar esses assuntos uma única vez para que, dali em diante, visualize apenas questões de Inglês e Português. Note que, na maioria das vezes, não faria muito sentido visualizar disciplinas de exatas para buscar uma questão de Inglês. A exceção seria a criação de avaliações multidisciplinares.


Minha área de atuação não possui questões públicas. Devo mantê-la ativada?

Mesmo que sua área não possua questões públicas, convém mantê-la ativada quando não estiver buscando questões em outras áreas. Essa é uma forma de qualificar seu acervo, uma vez que mostrará apenas questões próprias e adaptadas. Ou seja, ficarão disponíveis apenas questões que fazem sentido para suas avaliações, deixando de fora qualquer conteúdo irrelevante e sem utilidade para o seu trabalho.


Como faço para alterar minha Área de Interesse?

Na tela inicial (seu Dashboard) ou na página do Banco de Questões, clique no botão onde aparece a área de interesse atual. No exemplo a seguir, observe que a opção Ensino Médio está selecionada.


  1. Clique no botão para modificar a Área de Interesse:


    Abrirá o modal a seguir, com as seguintes opções:

  2. Selecione uma área que contenha questões públicas (estarão destacadas em azul no menu) e desative a opção Todos. Isso é necessário para que seja possível selecionar apenas alguns assuntos. Veja um exemplo abaixo:


     
  3. As alterações são salvas automaticamente. Ao finalizar, clique em Fechar. 

  4. Acesse o seu Banco de Questões (menu superior/Meu Acervo) e veja que as alterações já estão aplicadas no menu de filtros/Assunto, na coluna à esquerda (Refinar). 



    Repita esse processo sempre que quiser alternar entre os assuntos disponíveis.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo